Mudanças

Tudo aquilo que se move por força própria tem vida. A dinamicidade é, decerto, uma das características mais importantes dos seres vivos. É bom que seja assim, pois a mutabilidade dos seres é penhor seguro e concreto de evolução.

Não vou nem falar sobre os fatores físicos, pois toda e qualquer pessoa pode  perceber as mudanças das quais são vítimas. O mais interessante seria, penso, perceber e amadurecer, quando necessário, as mudanças de espírito, hábito, ideais e posturas.

As mudanças são necessárias porque associadas à elas estão o aprendizado, a experiência e a certeza de uma caminhada profícua, que além de enxergar as conquistas, entende que sacrifícios são salutares e ajudam não pouco na formação das pessoas. O caráter é moldado e a formação é concreta.

É verdade que o novo pode causar receio, pois a quebra da rotina pode ser incômoda e é bom que realmente seja; pessoas bem sucedidas passaram por inúmeros reveses e mesmo com medo, foram corajosos a ponto de tomarem uma atitude.

É uma dança eterna que exige força, coragem e dedicação. É uma dança misteriosa. Amizades podem ser desfeitas com a mesma velocidade que foram estabelecidas, ou podem conhecer a eternidade; contratos acabam para que outros entrem em vigor; os sonhos podem ser compartilhados e por aí vai.

Felizes os que concluem uma etapa da vida com sentimento de dever cumprido e consciência de terem sido íntegros e autênticos. Não foi da forma esperada? Tudo bem, também. A vida se faz caminhando. E por fim, mas não menos importante: um passo e já não estamos mais no mesmo lugar.

Avante.

Anúncios

Publicado por

apreciadordasletras

Estudo, leio, escrevo, amo, existo.

Um comentário sobre “Mudanças”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s